E mais um ano começou. Por incrível que pareça, minha estadia de 3 anos e meio na Berklee pareceu durar poucos meses e o tempo realmente não tem dó. Com o início de 2016 já temos algumas novidades: as prováveis tempestades de neve que sempre nos assolam, o frio cortante, a feliz notícia de muitos brasileiros que vieram iniciar seus estudos aqui. E possivelmente a maior novidade foi o recente ajuntamento da Berklee College Of Music com o Boston Conservatory.

Em meados de 2015, iniciaram-se algumas especulações sobre esta ideia de juntar estas duas instituições, e recebemos alguns e-mails do presidente Roger H. Brown sobre esta possibilidade. Para quem não conhece, Boston Conservatory (conhecido como “BoCo”) é uma instituição fundada em 1867 localizada na região Fenway-Kenmore, sendo o seu campus bem próximo da sede da Berklee. O conservatório é dividido nas áreas de dança, teatro e música, oferecendo bacharelados em Artes e Música.

Com o fim de 2015 se aproximando, várias reuniões foram estabelecidas entre as autoridades de ambas as instituições, e em todas estas, os votos foram unânimes a favor do ajuntamento da Berklee e do BoCo. E logo neste primeiro mês de aulas que acabou de começar, recebemos a notícia: ontem, no dia 20 de Janeiro de 2016, foi assinado o contrato estabelecendo o ajuntamento das duas instituições. Isto marca uma nova era para o ensino de música aqui na cidade de Boston. A Berklee, até então considerada a maior escola de música contemporânea, irá expandir seus horizontes com esta nova parceria, abrangendo a área das artes cênicas, da dança e do teatro, concomitantemente com a união do departamento especializado na parte exclusivamente musical. A expectativa dos líderes é de concluir todo o trabalho necessário para se tornar apenas uma só organização até o Verão de 2016 (isto é, o mês de Junho).

O “trabalho necessário” mencionado acima refere-se aos enormes e numerosos desafios que são consequência desta feliz e bem-sucedida união estabelecida ontem. A Berklee e o BoCo irão trabalhar no aumento de salas de aula, estúdios, espaços, laboratórios e todos os tópicos que serão necessários para poder oferecer o melhor e mais proveitoso ensino aos alunos. Obviamente é previsto o aumento do número destes alunos, que já são muitos. Ao mesmo tempo, a Berklee passa por uma reforma em seu campus, envolvendo a reconstrução de grande parte do interior e da entrada do prédio 150 na Massachusetts Avenue, um dos prédios cruciais do campus (onde tanto salas de aula, como salas de prática e estúdios estão localizados). Esta reforma será encerrada no começo do outono de 2016, como é previsto.

Há também o desafio de fazer o maior proveito possível do horário das aulas. Isto é, ser o mais flexível possível para poder atender as necessidades de ambas as instituições, que já tem sua metodologia de horários de aula bem definida. Inúmeras estratégias serão necessárias para poder lidar com todos estes aspectos curriculares e coordenação geral de tudo isso. Neste futuro próximo, Berklee College Of Music se chamará apenas “Berklee”, e o BoCo se chamará “The Boston Conservatory at Berklee”.

Na imagem abaixo, a direita o presidente da Berklee, Roger H. Brown, e na esquerda o presidente do Boston Conservatory, Richard Ortner.

Roger H. Brown and Richard Ortner

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa