Vinicius Sa
Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is
a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.

 

Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese
language since January, 2014.


Los Angeles é conhecida como a área “central” para todos os tipos de mercado, principalmente para a indústria do filme e da música. Não é para menos que esta cidade é um grande alvo dos alunos que se formam na Berklee, principalmente os formados em Film Scoring que procuram estágios e oportunidades de trabalho em estúdios de cinema.

Apesar de existirem outras cidades-alvo como Nashville, Nova York e Tennessee, Los Angeles ainda é a principal. Talvez uma das perguntas que possam surgir na mente dos alunos, entretanto, é: “Será que o mercado de Los Angeles é saturado?”. E provavelmente a resposta para essa pergunta não exista, ou não seja exata, pois mesmo com a grande quantidade de pessoas se mudando para lá, novos trabalhos vão surgindo. Pode parecer óbvio, mas hoje em dia, é necessário ter um portfolio DIFERENCIAL e se DESTACAR em meio as outras pessoas e possíveis rivais no mercado de trabalho. E também, saber se valorizar e valorizar o seu trabalho. Independente da área que você queira seguir, uma das principais ferramentas para expandir as possibilidades é estudar o trabalho dos grandes representantes da sua área. Por exemplo, na área de Film Scoring, além do conhecimento adquirido na faculdade, acompanhar o trabalho atual da indústria do cinema e se familiarizar com o trabalho de trilha sonora de grandes compositores como John Williams, Hans Zimmer, Danny Elfman, Jerry Goldsmith, Ennio Morricone, entre outros, é imprescindível. Conhecer o trabalho antigo e atual irá fazer você entender as novas tendências da música para filme.

Na semana passada, um dos meus professores nos chamou a atenção sobre um assunto. A escassez de ideias, ou seja, dificuldade no processo criativo. Uma ferramenta para poder começar é fazer estas perguntas a você mesmo: “O que meu compositor favorito iria escrever para esta cena?”; “Quais são as características que eu deveria abordar ao escrever esta música?”; “O que NÃO fazer neste trabalho?”. Além da prática do dia-a-dia e todo o aprendizado que é absorvido nesta época de estudos, começamos a nos familiarizar mais e mais com a nossa área escolhida e começamos a nos “descobrir” como artistas. Ou seja, nossas características principais começam a surgir. Com o passar do tempo, nossos trabalhos soarão autênticos e únicos, e ao ouvirem o trabalho, seremos reconhecidos. Procurar ter o diferencial é importantíssimo para se destacar e chamar a atenção dos diretores e estúdios que poderão contratar você.

Quando Tina Morris (formada pela Berklee) entrou no escritório do Village Studios, logo após se mudar de Boston para Los Angeles, ela apenas esperava conversar com um amigo que também frequentou a Berklee e que trabalhava lá. O proprietário do estúdio, Jeff Greenberg, viu-a e perguntou onde ela foi para a escola. Ao responder “Berklee”, Jeff convidou-a para ir a sua sala, e contratou-a. Greenberg tinha boas razões para contratar uma aluna de Berklee. Ele havia dito que teve experiências excelentes ao trabalhar com outros formandos da Berklee. O nome da nossa faculdade tem poder, nunca nos esqueçamos disso. Obviamente, nosso trabalho que irá ditar se somos realmente competentes ou não, mas é sempre bom ter em mente de que a Berklee é vista com bons olhos por empresários, diretores, proprietários de estúdio, entre outros.

Uma das principais maneiras dos alunos da Berklee se conectarem uns com os outros e encontrarem oportunidades de trabalho é através do “Berklee Center in LA”, que abriga mais de 20 eventos por ano. Também mantém o controle de postos de trabalho na comunidade de música e ajuda a conectar os empregadores e ex-alunos. Além desta grande vantagem que a Berklee proporciona aos ex-alunos em Los Angels, há também isto: o próprio nome da Berklee carrega cada vez mais peso na cidade. Na verdade, o que Morris descobriu quando ela entrou no Village Studios em 2006 é verdadeiro até hoje: em uma cidade onde o reconhecimento do nome é importante, é bom ser uma aluna da Berklee.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa