Portuguese student blogger Andre Vasconcelos is a guitar principal from Brazil, and a member of the 2013 graduating class. 

A algumas semanas atrás eu havia escrito que a WBGO, a NP3 e a Berklee estavam trabalhando juntas numa parceria que teria como objetivo trazer ao Cafe 939 da Berklee uma série de clínicas e concertos de artistas de jazz de Nova Iorque. Irei retomar o BerkleeBlogs Brasil no ano de 2012 descrevendo como foi assistir e entrevistar um destes músicos, o famoso saxofonista Seamus Blake.

 

Seamus veio a Boston visitar a escola em que graduou. Logo após se formar, Seamus Blake se mudou para Nova Iorque e conseguiu reconhecimento  rapidamente na cidade. Ele recebeu o primeiro prêmio na Competição Internacional do Instituto Thelonius Monk para Saxofone. Seamus Blake também e um membro antigo da renomada Mingus Big Band e continua trabalhando com muitos outros artistas famosos. O saxofonista foi descrito por John Scofield como “extraordinário, um saxofonista completo.”

 

Sua clínica constou em uma mistura de uma  narração das suas histórias da sua época de estudante. Contou que foi companheiro de quarto de Kurt Rosenwinkel uma parte do seu tempo na escola, e como os dois tinham abordagens muito diferentes sobre como praticar seus respectivos instrumentos. Seamus falou sobre como começou o processo de transcrever solos de artistas famosos como Charlie Parker, Sonny Rollins, entre outros, em sua época de estudos, falou sobre suas principais influências e sobre como praticar com o metronomo.

Seamus fez também um concerto a noite no Cafe 939. Infelizmente nao pude assistir a seu show mas pude disponibilizar vídeos de uma entrevista exclusiva do saxofonista para o Berklee Blogs Brasil e dois vídeos de sua clínica na parte da tarde. Espero que tenham gostado!