This post was authored by Andre Vasconcelos, student blogger and manager of the Portuguese (Brasil) tab of the Berklee Blogs.

Espalhados através dos quatro (?) cantos da internet estão vídeos, fotos, blogs e histórias de valor imensurável. Esta semana resolvi fazer uma edição especial do Blogs pois me deparei com duas pérolas de conhecimento musical. Acredito que a grande maioria dos meus leitores sejam estudantes de música, aspirantes a alunos da Berklee e que se interessarão neste artigo que encontrei no website de Michael Zilber, MichaelZilber.com.

Para os entendedores de inglês, uma visita ao seu website é bastante recomendada. Michael conta toda a história que precede as importantes 10 práticas que todo músico de Jazz deve passar por. O estudo de Jazz é fielmente descrito como um casamento. Este gênero que tem suas raízes findadas nos Rhythmn & Blues da cultura afro-americana já foi da música mais popular dos Estados Unidos para um estilo para menores porções da população, porém, é inegável a capacidade, o entendimento e a profundidade musical dos gigantes do jazz como Duke Ellington, John Coltrane e Miles Davis. Estes nomes, sendo apenas 3 em um grande MAR de talentos, foram artistas que contruíram a tradição do jazz, a renomada “Jazz Language” e como alunos para podermos começar a entendê-la fluentemente, devemos aprender com os gigantes de nossa era que estão dispostos a compartilhar este conhecimento conosco.

Estas 10 práticas foram passadas por Dave Liebman, um dos maiores nomes do saxofone mundial, um mestre absoluto da música. Dave lecionou Michael Zilber quando o mesmo era um aluno da nossa querida “Berklee” e ganhou um concurso para receber uma aula particular com Dave.

Abaixo estão as sementes de conhecimento plantadas por Dave em Michael naquele momento. Michael foi gentil e generoso ao compartilhar isso conosco, e eu tive uma grande sorte ao encontrar este artigo na internet. Aproveitem!

1 – “Primeiramente, quando você está solando, você se esforça para fazer com que tudo que você toque seja relacionado com tudo que você tocou até então e com o que a banda está tocando? Acima de tudo, SE ESCUTE – não entre em piloto automático. Se você nao está prestando atenção no que está ‘dizendo’, porque acha que outra pessoa iria?”

2 – “Você pratica todos os dias? Lembre, uma hora por dia é mais beneficial do que 6 horas em um dia e nada pelo resto da semana. Seu objetivo é alcançar um período sustentável de prática que varie entre 5 a 7 horas por dia. Eu (Dave Liebman) nunca ouvi nenhum músico de respeito que nao tenha passado por esse tempo de prática intensa, e eu estou dizendo PELO MENOS 2-3 anos desta maneira. Coltrane e Brecker, fizeram isso por muito mais tempo que apenas alguns anos.”

3 – “Você inclue todos os Modos maiores, modos da Menor Melódica, Diminutos, etc, tudo feito no mesmo padrão interválico, incluindo todas suas permutações em TODOS os tons em sua prática? E arpeggios e suas variações? Tocados precisamente de acordo com o metronomo? Seu objetivo são colcheias a 300bpm.”

4 – “Transcreva e aprecie música como parte regular da sua prática. Ouvir a ‘língua’ e tentar reproduzi-la como os mestres faziam é a forma mais eficiente de aprender.”

5 – “Pratique piano. Nada irá expandir seu conhecimento de Harmonia como um bom entendimento do piano.”

6 – “Você tem as melodias dos ‘standard tunes’ memorizados? Existem pelo menos 1000 temas que compões a linguagem básica do jazz. Você DEVE memorizar pelo menos 500. Você deve tentar aprender 2-3 músicas novas por semana, INCLUINDO seus acordes sendo tocados precisamente como o metronomo. (Bateristas, DEVEM ser capazes de cantar a melodia e saber a forma exatamente, sopristas pratiquem transposição instantanea pois as chances de você receber uma partitura em C é bem pequena). Eu (Dave) aprendi um tema por dia quando estava me desenvolvendo como músico. Alguns destes irão ser esquecidos mais facilmente mas a sua essência fica e uma rápida visita será suficiente.”

7 – “Grave suas performances e sua rotina de prática. Acostume-se a ouvir o seu próprio playing e aprenda a se criticar de uma forma construtiva e honesta. Ache os momentos em que você não tocou dentro da harmonia. Ache os momentos em que o ritmo não estava forte e o conserte. Ritmo e Time Feel são o primeiro passo, a fundação de um músico profissional. Seja honesto com você mesmo.”

8 – “Você SEMPRE pratica com uma fonte externa de pulso? Um metronomo, um sequencer, um drum machine. Praticar Time Feel sem um dispositivo como este é como praticar Tênis sem a presença da rede. Quão mais você praticar com o metronomo, melhor o tempo do metronomo será. (SEMPRE em 2 e 4 se o Compasso fizer sentido)

9 – “Você aceita TODAS as oportunidades de gig, sessões, preferivelmente com músicos melhores que você? Você aproveita todas as oportunidades para ouvir performances de músicos de alta qualidade da cena local ou nacional? Depois de NYC, São Francisco possui a maior representação de atos nacionais dos Estados Unidos (até mais que Los Angeles). Eu (Dave) lembro de inúmeras vezes estar no Village Vanguard ouvindo Michael Brecker e Abercrombie tocando la. Esta foi uma lição e tanto.”

10 – “ENTENDA que não existe uma “escala mágica”, nem um “acorde mágico. Não existem atalhos. Eu (Dave) acredito que um músico de jazz demora 10 anos para se tornar competente, isso SE você seguir todas as 10 práticas acima.

Enfim a parte mais interessante em minha ( André =]) opinião é como este texto demonstra que a responsabilidade do crescimento musical de qualquer pessoa é inteiramente dela. Uma rotina de prática eficiente, disciplinada e INTELIGENTE separa muitos músicos pseudo profissionais de artistas de verdade. Toda vez que leio este texto me inspiro a mudar algo em minha própria rotina de prática. Espero que vocês também consigam melhorar seu desenvolvimento musical com as dicas do mestre Dave Liebman.

Agradecimento especial a Michael Zilber pelo precioso artigo!